Alepi homenageia Rádio Pioneira por seus 60 anos de instalação
22/05/2023 23:03 em Novidades

A assembleia legislativa realizou sessão solene em homenagem aos 60 anos da rádio pioneira e estiveram presentes os colaboradores e ex integrantes da rádio pioneira de Teresina. A rádio realizou sua primeira transmissão oficial no dia 8 de setembro de 1962, sob a liderança do do saudoso arcebispo da capital do Piauí, Dom Avelar Brandão Vilela.

 

Pedro Mendes Ribeiro, um dos fundadores da rádio pioneira, apresentador do programa sertão por dentro e por fora, destacou que as conquistas culturais ainda estão firmes na programação.

 

 

 

O presidente da Fundação Dom Avelar, Pe. Isaías Pereira, afirmou que a Rádio Pioneira nasceu de caráter educativo, evangelizador, popular e cultural, que penetrava na periferia de Teresina e no interior do Piauí com escolas radiofônicas e foi a primeira emissora a adquirir um carro e a fazer transmissões radiofônicas a partir dele, uma revolução para a época.

 

 

O diretor da Rádio Pioneira de Teresina, Diácono Ciro Braga, falou que a rádio tem crescido muito e tem dado assistência aos que mais precisam dos serviços públicos, de uma comunicação saudável que leva a verdade e a paz. “Os avanços são muitos, principalmente no aspecto social, como também na busca de trazer dignidade humana. A Pioneira com 60 anos tem uma história dedicada ao estado do Piauí, à nossa capital, Teresina, e assim faz parte da nossa vida trazer e mostrar que ainda existimos e temos o papel de comunicar”, afirmou.

 

O deputado Fábio Novo, destacou a motivação para homenagear a rádio pioneira “A rádio Pioneira foi pioneira na educação através do rádio, lembrando que, naquele momento, nós tínhamos a situação de estação única. Você tinha o rádio e só sintonizava pela Pioneira, não tinha como não ter audiência”, declarou.

 

 

Os deputados Wilson Brandão do PROGRESSISTAS e Rubens Vieira do PT relataram suas histórias com o rádio e importância desse meio de comunicação de massa. Na oportunidade o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva do PT, sugeriu uma parceria da casa legislativa com a rádio pioneira para a realização do festival de violeiros no cine teatro da Alepi.

 

 

 

Estiveram presentes no evento deputados, o Padre Isaías Pereira, presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela; Dilson Tavares, membro do Conselho e diretoria da Rádio; diácono Ciro Braga, diretor de radiodifusão da Pioneira; Dr. Jesus Elias Tajra, empresário e ex-diretor da Rádio Pioneira por 20 anos; Joel Silva, apresentador na Pioneira há mais de 50 anos; Ana Maria Silva, coordenadora de programação; Pedro Mendes Ribeiro, jornalista, ex-vereador e apresentador; e o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques.

 

FONTE: ALEPI

FOTOS: Thiago Amaral

 

 

COMENTÁRIOS